Sem categoria

O que significa ser um Designer Instrucional Estratégico? Por que essa postura é importante na sua carreira? Independentemente se você está começando na área de design instrucional ou se já domina as ferramentas que facilitam o dia a dia de um DI, esse é um conceito que você precisa ter como referência. Para que você entenda melhor, vou começar com um exemplo. 

Algumas vezes presenciei uma cena bem curiosa no trabalho: às 17h50 formava-se um pequeno amontoado de gente em frente ao relógio de ponto. Eles estavam aguardando a chegada das 18h para que pudessem bater o cartão e, oficialmente, encerrar o expediente. 

Na sua opinião: o quanto há de engajamento nesse tipo de profissional? Se você fosse o dono da empresa, gostaria de ter esse funcionário na sua equipe? Não vou entrar no mérito de benefícios, reconhecimento, motivação etc., não é disso que se trata esse artigo. Minha proposta é refletirmos sobre posicionamento. 

Em algum momento, todo profissional tem uma escolha a fazer: ser apenas mais um ou fazer a diferença. Sinceramente, entendo que muita gente escolha a primeira opção: dá menos trabalho, gera menos indisposição com os colegas, é menos estressante e, muitas vezes, o salário é exatamente o mesmo daquele que se decidiu pela segunda opção. Se você faz parte desse time, pode parar a leitura por aqui.  Compreendo sua decisão, vá em paz. 

Agora, se você faz parte do segundo grupo, toca aqui 🙌. Fico feliz que você ainda esteja lendo este texto porque isso, provavelmente, quer dizer que você tem as características necessárias para ir além! Para garantir, confira se você se identifica com os itens abaixo. 

3 qualidades essenciais do Designer Instrucional Estratégico

1) Você entende que essa é uma escolha que se faz a cada projeto 

Fazer a diferença nos projetos de treinamento online é uma mentalidade que precisa ser renovada frequentemente. É importante que estejamos atentos a isso para não ficarmos mornos e cairmos na armadilha de entregar mais do mesmo. 

2) Você é coerente com a profissão que escolheu 

Se falamos o tempo todo sobre engajar alunos nos cursos… temos que ser os primeiros a estar engajados, sim? Se tratamos da estratégia de treinamento… temos que pensar e agir de forma estratégica! 

3) Você tem propósito no que faz 

Por propósito aqui, me refiro à intenção… você tem a intenção de impactar positivamente a vida das pessoas que passarão pela experiência de aprendizagem que você desenhou. 

Conclusão

Quando você escolhe fazer a diferença, é coerente com o que faz e tem intencionalidade, então você é um designer instrucional estratégico. Ah, que grande diferencial, então, você tem! Algo muito além de simplesmente estar atualizado em relação às tendências de treinamento e desenvolvimento. Seu olhar não está no relógio de ponto, mas no resultado das suas ações. E esse, sim, é o profissional que toda empresa deseja ter.  

Sobre o autor

Soani Vargas

Minha missão é compartilhar conhecimento sem enrolação, de fácil aplicação e relevante para incentivar designers instrucionais a atuarem de forma estratégica e consultiva em projetos de solução de treinamento online com foco no resultado dessa ação para o aluno e para a organização, por meio de um design instrucional descomplicado e bem aplicado.

O que achou? Comente aqui :)

Comentário enviado para moderação!

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente!

Se você gostou deste, pode gostar também...

Como a Portobello acelerou a criação de treinamentos utilizando Conteúdos Customizados e Applique
4 formas de avaliar o engajamento em treinamentos
3 dicas para aumentar o engajamento em treinamentos obrigatórios