Case Tok&Stok

Como a empresa lançou seu portal de aprendizagem, TokEduca, com mais de 120 conteúdos

Publicado em 10/06/2022
  • 5 minutos de leitura

A história da Tok&Stok com a Mobiliza começou em 2021 e em menos de seis meses já era possível perceber resultados. A empresa tem 44 anos e é referência no varejo de móveis e acessórios no Brasil por unir o bom design à pronta retirada. Atualmente, a Tok&Stok conta com mais de 4.000 colaboradores em sua estrutura, sendo 68 lojas próprias e 01 Centro de Distribuição. Com tantos funcionários e clientes, o desafio era capacitar com velocidade e eficiência. 

A parceria com a Mobiliza iniciou por meio da aquisição de licenças para uso da ferramenta de autoria Applique. Poucos meses depois, já estavam em negociação para adquirir a plataforma LMS visando disponibilizar de forma democrática acesso à gestão do conhecimento com conteúdos para seus times.

Em outubro de 2021, já estabelecida como TokEduca, o portal de aprendizagem da empresa foi lançado com conteúdos exclusivos para apoiar a formação de mais de 370 líderes novos da companhia. Em janeiro de 2022 o time de Treinamento marca a história divulgando mais de 120 conteúdos de diversos formatos para os times operacionais de lojas.

Alguns destaques da entrega:

  • Construção e produção interna de muitos conteúdos novos;
  • Equipe interna dedicada e apoio do time Mobiliza na implementação;
  • Qualidade do suporte aos alunos;
  • Feedback positivo dos colaboradores e líderes.

Confira abaixo em mais detalhes a trajetória e os resultados desse projeto:

Mais de 120 conteúdos no Portal TokEduca

Inicialmente, a ferramenta de autoria Applique foi a escolhida pelo time de Treinamento da Tok&Stok para apoiar a produção dos conteúdos de aprendizagem, a fim de garantir a boa qualidade visual e experiencial dos treinamentos internos.

Depois, a equipe implementou também a plataforma LMS. Primeiramente para disponibilizar de forma democrática os conteúdos para todos os seus colaboradores e parceiros. Em seguida, para ter uma poderosa ferramenta de gestão do conhecimento na empresa.

Os mais de 120 conteúdos estão divididos em 8 academias:

1. Cheguei, e agora? (onboarding)

2. Nossa Casa (informações de cultura, ciclo de gente e modelo de gestão)

3. Liderança

4. Excelência Operacional

5. AGIR (conteúdos de atendimento com foco no jeito Disney de encantar clientes)

6. Produtos

7. Transformação Digital

8. Tudão

A responsividade foi aspecto importante, já que os cursos são acessados em sua grande maioria pelo aplicativo no celular. Todos ainda são tratados como livres, ou seja, sem obrigatoriedade de conclusão de conteúdos específicos. Um consultor de loja também pode fazer os cursos voltados para a função de vendedor, por exemplo. A ideia é incentivar que os colaboradores aproveitem ao máximo os conteúdos disponíveis para assim desenvolverem novas habilidades e adquirirem conhecimentos necessários para estarem aptos à atuar em diferentes funções quando surgir uma oportunidade.

De acordo com Carolina Licciardi, coordenadora de treinamentos da Tok&Stok, foram muitas horas de dedicação para ter os mais de 100 conteúdos disponíveis, montar o time todo e correr para garantir o sucesso do projeto. Ela destacou a ajuda da Mobiliza para tornar esse processo mais ágil e eficiente. “Sem dúvida a Mobiliza é muito parceira. Não tem uma pessoa que nos deixou na mão até hoje e tudo que precisamos foi atendido! O que era possível, foi oferecido. Se não era possível, foi combinado de verificarem e devolverem a resposta em seguida”, explicou.

Retorno de colaboradores do virtual ao presencial

Carolina já está há 9 anos na empresa e lembra da época em que o treinamento envolvia uma biblioteca física nas lojas. Então, o avanço com o uso de tecnologia é ainda mais valorizado. Melhor ainda porque já está surtindo efeito: ela contou que recebe muitos feedbacks positivos dos colaboradores pelos corredores e pelos canais internos de comunicação!

Para ela, o suporte da Mobiliza também foi importante para eliminar tarefas repetitivas do time e aumentar a qualidade da relação dele com os colaboradores. “O suporte ao aluno funciona super bem para o nosso público. Tivemos uma redução de chamados internos muito considerável: tínhamos mais de 100 e-mails por dia para responder por problemas com a plataforma anterior e agora quase não temos, por conta da efetividade do suporte via chat Mobiliza.”, comentou.

Evolução do treinamento na Tok&Stok

Desde que começou sua operação no país (1978), a Tok&Stok tem a capacitação e treinamento dos times como uma preocupação genuína, cujo objetivo é garantir a excelência nos processos internos e foco no atendimento aos clientes. No início dessa jornada, os treinamentos eram realizados por meio da leitura de cartilhas, que ficavam disponíveis em bibliotecas físicas nas lojas, e muito tempo dos colaboradores era dedicado à prática em campo.

Buscando aperfeiçoamento e novas perspectivas, em 2019 um time de Lojas foi enviado à Disney para aprender a encantar ainda mais os clientes da marca. Foi aí que nasceram os conceitos e conteúdos da Academia AGIR.

No início de 2021, a empresa decidiu investir um pouco mais e aumentar o time de treinamento, visando agora garantir também a criação de outros conteúdos para liderança, gestão, transformação digital, cultura organizacional e revisão de processos de loja. Eis que surgem as Academias de Excelência Operacional, Produtos, Liderança, Transformação Digital, Tudão, Nossa Casa e Cheguei.

Hoje, são mais de 25 pessoas de diferentes diretorias dedicadas a formar colaboradores com conteúdo de qualidade. Tudo isso com uma boa gestão e a priorização de projetos à luz da metodologia ágil.
A área de Treinamento tem a ambição de ser ainda mais estratégica e atuar como um “hub”, por meio de uma estrutura interna robusta, conectada, diversa e que tem a colaboração e inclusão como forças.

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